Quedas de idosos

A queda é um evento bastante comum e devastador em idosos. Embora não seja uma conseqüência inevitável do envelhecimento, pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar doença aguda.

Os fatores de risco que mais se associam às quedas são: idade avançada (80 anos e mais); sexo feminino; história prévia de quedas; imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; fraqueza do aperto de mão; equilíbrio diminuído; marcha lenta com passos curtos; dano cognitivo; doença de Parkinson; uso de medicamentos sedativos, hipnóticos, ansiolíticos; uso de vários medicamentos.

Fatores relacionados ao idoso:

– diminuição da forca muscular;
– osteoporose;
– anormalidades para caminhar;
– arritmia cardíaca (batimento cardíaco irregular);
– alteração da pressão arterial;
– depressão;
– senilidade;
– artrose, fragilidade de quadril ou alteração do equilíbrio;
– alterações neurológicas (derrame cerebral, doença de Parkinson, esclerose múltipla e mal de Alzheimer);
– disfunção urinária e da bexiga;
– uso controlado de determinadas drogas;
– siminuição da visão;
– diminuição da audição;
– câncer que afeta os ossos;
– deformidades nos pés (unhas grandes, joanetes dolorosos, etc.)

Fatores relacionados ao ambiente:

– iluminação: ambientes mal iluminados favorece a ocorrência de quedas;
– arquitetura: casas mal planejadas aumentam o risco de quedas;
– móveis: disposição inadequada atrapalha a locomoção e quando instáveis não servem como apoio;
– espaço: oferecem risco os objetos escorregadios espalhados pela casa;
– cores: ambiente muito escuro aumenta a chance de quedas.

Orientações gerais para prevenir quedas:

– faça exames oftalmológicos e físicos anualmente, em específico para detectar a existência de problemas cardíacos e de pressão arterial;
– mantenha em sua dieta uma ingestão adequada de Cálcio e vitamina D;
– tome banhos de sol diariamente;
– participe de programas de atividade física que visem o desenvolvimento de agilidade, força, equilíbrio, coordenação e ganho de força do quadríceps e mobilidade do tornozelo;
– elimine de sua casa tudo aquilo que possa provocar escorregões e instale suportes, corrimão e outros acessórios de segurança;
– use sapatos com sola antiderrapante;
– amarre o cadarço do seu calçado;
– substitua os chinelos que estão deformados ou estão muito frouxos;
– use uma calçadeira ou sente-se para colocar seu sapato;
– evite sapatos altos e com sola lisa;
– evite ingestão excessiva de bebidas alcoólicas;
– mantenha uma lista atualizada de todos os medicamentos que está tomando ou que costuma tomar, e as dê para os médicos com quem faz consulta;
– informe-se com o seu médico sobre os efeitos colaterais dos remédios que você está tomando e de seu consumo em excesso;
– certifique-se de que todos os medicamentos estejam claramente rotulados e guardados em um local adequado (que respeite as instruções de armazenamento);
– tome os medicamentos nos horários corretos e da forma que foi receitada pelo médico, na maioria dos casos, acompanhados com um copo d’água;
– nunca ande só de meias;
– fadiga muscular e confusão mental aumentam o risco de quedas;
– mulheres que não conseguem encontrar sapatos esportivos suficientemente largos para o formato do seu pé devem comprar na seção masculina, pois estes sapatos têm fôrmas maiores.

Simples cuidados e adaptações poderão diminuir o risco de quedas dentro de sua casa; basta verificar abaixo algumas orientações quanto a modificações na organização dos móveis, da casa e iluminação.

Em seu quarto:

– coloque uma lâmpada, um telefone e uma lanterna perto de sua cama;
– durma em uma cama na qual você consiga subir e descer facilmente (cerca de 55 à 65 cm);
– os armários devem ter portas leves e maçanetas grandes para facilitar a abertura, assim como iluminação interna para facilitar a localização dos pertences;
– dentro do seu armário, arrume as roupas em lugares de fácil acesso, de preferência evitando os locais mais altos;
– substitua os lençóis e o acolchoado por produtos feitos por materiais não escorregadios, como por exemplo, algodão e lã;
– instale algum tipo de iluminação ao longo do caminho da sua cama ao banheiro;
– não deixe o chão do seu quarto bagunçado.

Na sala e corredor:

– organize os móveis de maneira que você tenha um caminho livre para passar sem ter que ficar desviando muito;
– mantenha as mesas de centro, porta revistas, descansos de pé e plantas fora da zona de tráfego;
– instale interruptores de luz na entrada das dependências de maneira que você não tenha que andar no escuro até que consiga ligar a luz. Interruptores que brilham no escuro podem servir de auxílio;
– ande somente em corredores, escadas e salas bem iluminadas;
– não acumule ou deixe caixas próximas do caminho da porta ou do corredor;
– deixe sempre o caminho livre de obstáculos;
– mantenha fios de telefone, elétricos e de ampliação fora das áreas de trânsito, mas nunca debaixo de tapetes;
– não deixe extensões cruzarem o caminho; reorganize a distribuição dos móveis;
– coloque nas áreas livres tapetes com as duas faces adesivas ou com a parte de baixo não deslizante;
– não sente em uma cadeira ou sofá muito baixo, porque o grau de dificuldade exigido para se levantar é maior, sendo que estes devem ser confortáveis e com braços;
– concerte imediatamente as áreas em que o carpete está desgastado;
– remova peitoril de porta maior que 1,3 m.

Na cozinha:

– remova os tapetes que promovem escorregões;
– limpe imediatamente qualquer líquido, gordura ou comida que tenham sido derrubados no chão;
– armazene a comida, a louça e demais acessórios culinários em locais de fácil alcance;
– as estantes devem estar bem presas à parede e ao chão para permitir o apoio do idoso quando necessário;
– não suba em cadeiras ou caixas para alcançar os armários que estão no alto;
– no piso, utilize ceras que após a aplicação não deixem seu piso escorregadio;
– a bancada da pia deve ter de 80 a 90 cm do chão para permitir uma posição mais confortável ao se trabalhar.

Na escada:

– não deixe malas, caixas ou qualquer tipo de bagunça nos degraus;
– interruptores de luz devem estar instalados tanto na parte inferior quanto na parte superior da escada. Uma outra opção é instalar detectores de movimento que fornecerão iluminação automaticamente;
– a iluminação deverá permitir a visualização desde o princípio da escada até o seu fim, assim como as áreas de desembarque;
– mantenha uma lanterna guardada em algum lugar próximo em caso de apagão;
– remova os tapetes que estejam no início ou fim da escada;
– carpete fixo na escada: selecione um carpete que tenha uma cor sólida (sem desenhos ou muitas formas) através do qual seja possível visualizar claramente as bordas dos degraus;
– coloque tiras adesivas anti-derrapantes em cada borda dos degraus;
– instale corrimãos por toda a extensão da escada e em ambos os lados. Eles devem estar em uma altura de 76 cm acima da escada;
– conserte imediatamente as áreas em que o carpete esteja desgastado (principalmente as bordas dos degraus).

No banheiro:

– coloque um tapete anti-derrapante ao lado da banheira ou do box para sua segurança na entrada e saída.;
– instale na parede da banheira ou do box um suporte para sabonete líquido;
– instale barras de apoio nas paredes do seu banheiro;
– duchas móveis são mais adequadas;
– mantenha algum tipo de iluminação durante a noite;
– use dentro da banheira ou no chão do box tiras anti-derrapantes;
– substitua as paredes de vidro do box por um material não deslizante;
– ao tomar banho, utilize uma cadeira de plástico firme com cerca de 40 cm, caso não consiga se abaixar até o chão ou se sinta instável.

Fonte:  Biblioteca Virtual em Saúde